terça-feira, 17 de junho de 2008

Sherlock Holmes vs. O conhecimento


Vejam as palavras q Sherlock Holmes disse a Dr. Watson, no conto Um estudo em vermelho, qdo este lhe disse q a Terra girava ao redor do Sol: "Agora que sei isso, farei meu melhor pra esquecer". Tais palavras deixaram Watson, segundo o próprio Sherlock, atônito e... ele ñ seria o único, né? Afinal d contas, se dsd cedo nós aprendemos e guardamos na nossa memória sobre os movimentos q a Terra dá ao redor do Sol(e tb, claro, em seu próprio eixo), como uma das mentes mais brilhantes do mundo dos romances policiais faz questão d ignorar tal fato? o.O A resposta do próprio Sherlock para isso é até simples: Segundo ele, uma pessoa só precisaria - ou melhor, deveria - guardar em sua mente aquilo q fosse realmente usar em sua vida enquanto o "inútil", aquilo q ñ precisaria usar, simplesmente poderia se jogar fora.

Ñ nego q até concordo com o modo d pensar d Sherlock já q durante minha vida, vi e ouvi mtas coisas q posso considerar inúteis dentro da minha cabeça e q adoraria jogar fora(Pena q ñ é tão fácil... -__-'), mas concordo apenas em parte pq acredito ser possível tirar algo d bom msm d algumas coisas q, à primeira vista, sejam inúteis. Um exemplo: Atualmente estou fazendo um curso pois farei uma prova mto em breve e boa parte do q estudo, sei q simplesmente NUNCA usarei(especialmente no q diz respeito a Português e Matemática - disciplinas q, segundo o próprio professor d Matemática, são "inimigas" xP). Só q pensando bem, será msm q nunk usarei? Será msm q aquilo q é aprendido em uma aula é/será inútil pra td sempre? Pensando bem mais uma vez, ñ é bem assim já q "Nunca se diz nunca" =]

E pq penso assim? Pq ao meu ver nem td q uma pessoa guarda na memória, q ñ seja "oq deva ser guardado por fazer parte da sua vida", deve ser chamado d inútil. No meu caso, confesso q gostaria d ter uma memória boa o bastante pra poder guardar td aquilo q é ensinado seja coisas chatas(ao meu ver, Português e Matemática... Aff! ¬.¬) como interessantes(regras d Ética, disciplina q é pura decoreba, q estou aprendendo) pq sabe-se lá qdo poderá vir o dia em q poderei fazer uso do q aprendi, né? Um outro exemplo, saindo e mudando radicalmente de assunto "educação", são os Primeiros-socorros. Td mundo aprende o básico sobre PS qdo é criança mas acaba esquecendo naturalmente já q ñ põe em prática oq aprende pois uma situação onde tais conhecimentos seriam bem-vindos ñ surgem sempre no nosso dia-a-dia. Resultado disso? Lamentação e sensação de inutilidade. Já passei por isso e quem já passou, sabe a q me refiro...

É "só" por ora(Ficaram felizes c/ isso, ñ? =P). Poderia dizer algo mais e tb dar mais exemplos, mas aí esse texto ficaria "mais maior d grande"(Viram? As aulas d Português estão dando resultados xP). Agora, minhas últimas palavras para Sir Arthur Conan Doyle: Sua criação ñ é tããããão inteligente assim pq se fosse, pararia pra pensar um pouco assim como eu. "Elementar, meu Caro. Elementar" xD

Tsuzuku...

Um comentário:

Isabelle de Oliveira disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
tiooooooooooooo
xaudade de vc. ve se vai na minha proxima apresentaçao ta?
bjão